Espaço de reflexão sobre os fundamentos da profissão

O Fórum de Jornalistas é um grupo de profissionais da comunicação social nascido no final de 2011, num contexto de crescente instabilidade e degradação das condições de trabalho nas redacções.

Os processos de despedimento e de reduções salariais que se têm sucedido nos últimos meses em diversos grupos de comunicação social preocupam-nos pela ameaça que colocam à qualidade do jornalismo e aos fundamentos de uma sociedade livre e informada, mas também nos desafiam a reflectir, activamente, sobre as formas de conciliar as novas exigências de consumo e produção de informação, com a sustentabilidade financeira das publicações.

É por isso que, à iniciativa do abaixo-assinado sobre o processo no jornal “Público” e a alguns encontros informais para reflectir sobre dificuldades vividas nos media, se juntarão outras iniciativas, de carácter mais estrutural, com o objectivo de caracterizar os desafios que se colocam à profissão e de que iremos dando conta.

O Fórum de Jornalistas assume-se assim como um espaço de reflexão sobre os fundamentos da profissão. É um grupo de jornalistas, pensado para jornalistas e profissionais da comunicação, mas que vive na esperança que os leitores, ouvintes e espectadores se interessem pelos complexos desafios que são, afinal, de interesse colectivo.

Toda a ajuda nesta reflexão que terá de ser feita em conjunto é muito bem vinda.

Esta entrada foi publicada em Fórum de Jornalistas com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s