Abaixo-assinado sobre corte de salários no jornal “Público”

A decisão da administração do jornal “Público” de voltar a cortar salários foi o acontecimento que desencadeou a criação deste grupo de jornalistas, posteriormente baptizado como “Fórum de Jornalistas”.

Na altura, mais do que tomar uma posição pública sobre a medida, interessou-nos discutir o problema: uma crise generalizada que afecta os órgãos de comunicação social questionando e ameaçando os próprios fundamentos da profissão.

Não queríamos interferir no processo negocial que decorria na redacção, mas sim debater e fazer debater o tema, procurando identificar causas, alertando para os riscos e apontando possíveis discussões. Sabíamos que as respostas levariam tempo, mas também que naquele momento se impunha um gesto de solidariedade para com os jornalistas do Público.

Foi nesse contexto que, no final de Dezembro, decidimos avançar com o abaixo-assinado “Em defesa do Público, em nome do jornalismo”.


No documento lembrávamos que a situação do Público não era um caso único no sector dos media e que o problema dizia respeito a todos os jornalistas bem como a todos os cidadãos que desejam uma sociedade livre e informada. Pedia-se que o problema fosse resolvido com os jornalistas e não contra eles, sublinhando que a legislação laboral não poderia ser ignorada.

O texto recolheu 2.117 assinaturas, encabeçadas por Adelino Gomes, das quais mais de 350 relativas a jornalistas, tendo sido entregue à administração do Público no dia 23 de Dezembro.

O processo negocial no Público acabou por ditar um corte generalizado de salários, em substituição de um processo de lay-off conjugado com um corte salarial nas remunerações mais elevadas. Não foram dadas garantias sobre a inexistência de novas medidas de contenção por via remuneratória para qualquer horizonte temporal.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s