Primeira conferência do Fórum enche Casa da Imprensa

As duas primeiras sessões da série de conferências “Jornalismo em tempos de crise” encheram a Casa da Imprensa este sábado à tarde. Dedicado à situação financeira dos  media e às dificuldades de gestão dos jornais, o debate chamou cerca de 100 jornalistas, estudantes e académicos, interessados em discutir os desafios que se colocam atualmente às redações.

O primeiro painel teve a participação de Pedro Santos Gueirreiro (diretor do “Jornal de Negócios”), José Manuel Fernandes (ex-diretor do “Público”), Pedro Norton (vice-presidente da comissão executiva da Impresa) e José Azeredo Lopes (ex-presidente da ERC). Foram debatidos os desafios relacionados com a gestão dos órgãos de comunicação social numa altura de crise económica e declínio das vendas de jornais.

O segundo painel arrancou com uma apresentação da jornalistas Ana Suspiro acerca da situação financeira dos grupos de comunicação social portugueses, que em breve publicaremos no blog. Seguiu-se uma intervenção de Francisco Pinto Balsemão (presidente do Conselho de Administração da Impresa), Rui Borges (ex-jornalista e empresário na área dos media) e André Freire de Andrade (presidente da Carat para Portugal e Espanha).

Queremos agradecer à Casa da Imprensa pela cedência do espaço, aos oradores convidados e a todos os que apareceram para ouvir e debater jornalismo. Obrigado também à Adriana Morais pelas fotografias.

Para daqui a duas semanas – dia 14 de Abril – já estão marcadas mais duas sessões, dedicadas a temas muitos distintos: um workshop laboral para esclarecer dúvidas relacionadas com propostas de reduções salariais e rescisões de contratos; e uma sessão para debater os novos desafios do jornalismo, nomeadamente na vertente online.

Esta entrada foi publicada em Conferência, Crise nacional, Fórum de Jornalistas com as etiquetas , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s