As contas que se conhecem do Diário Económico

A empresa detentora do Diário Económico deu início a um processo de despedimento colectivo de seis jornalistas que não aceitaram os termos de uma rescisão por mútuo acordo proposta a 28 trabalhadores do Económico.

De acordo com o Código do Trabalho, são razões atendíveis para a realização de um despedimento colectivo os chamados motivos de mercado – redução da actividade da empresa gerada por diminuição previsível da procura de bens ou serviços, motivos estruturais – desequilíbrio económico-financeiro, mudança de actividade, reestruturação da organização produtiva – e motivos tecnológicos –alterações nas técnicas produtivas.

Segundo o sindicato de jornalistas, o Diário Económico invoca dificuldades económicas e conjunturais, como a quebra de receitas e a concorrência feroz para justificar o despedimento coletivo. No entanto, o sindicato questiona a falta de recursos financeiros para suportar o jornal por parte de um grupo“poderoso”, a Ongoing que tem 10% da Portugal Telecom, tendo recentemente anunciado a compra de um portal no Brasil o IG, à Oi, participada da PT.

Considerando as últimas contas publicadas, e referentes ao exercício de 2010, a ST&SF, empresa detentora do jornal Diário Económico, tinha registado um lucro de 736 mil euros, contra prejuízos de 683 mil euros em 2009. Segundo o estudo do Fórum de Jornalistas, as receitas tinham crescido 17% para 13,5 milhões de euros. Já a Económica SGPS, que inclui a Económico TV, teve em 2010 prejuízos de 556 mil euros. Em 2009, as perdas tinham alcançado 1,5 milhões de euros. Há cerca de um ano, o grupo Ongoing anunciou os maiores lucros de sempre em 2010, no valor de 236 milhões de euros.

Esta entrada foi publicada em Fórum de Jornalistas, Jornalismo com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s