Formação: os novos media e a a geração “transmedia”

O Cenjor recebe sexta-feira Henry Jenkins, professor norte- americano especialista em “novos media” e nos novos públicos, para uma palestra-debate dedicada ao que baptiza como “A geração transmedia”.

É à borla, sexta de manhã, entre as 9 e as 13, nas instalações do Cenjor, mas é necessária inscrição.

Retirado da página do Cenjor:

A Geração Transmedia: palestra-debate com Henry Jenkins

“A Geração Transmedia: Media Dissemináveis, Ativismo de Fãs e Aprendizagem Participativa” constituem o mote para a sessão de formação com o professor norte-americano Henry Jenkins, que o Cenjor vai acolher no próximo dia 11 de maio, das 9 às 13 horas, em colaboração com a Embaixada dos EUA em Portugal. Esta ação destina-se a jornalistas e estudantes de Jornalismo e Ciências da Comunicação.

Professor universitário e especialista em ambientes mediáticos, Henry Jenkins virá transmitir a sua perceção sobre o estado atual do jornalismo e as novas plataformas da comunicação, acessíveis à que designa por “Geração Transmedia”, vs meios de comunicação tradicionais. O autor pretende partilhar com atuais e futuros jornalistas a caracterização geral destes tempos de profundas transformações nos media, que estão a alterar as condições sob as quais os profissionais vão trabalhar e servir os seus públicos nos próximos anos.

No centro da temática, está o conceito de uma nova “ecologia cívica”, na qual cidadãos e públicos absorvem tanta informação de inúmeras fontes e canais, que necessitam de adquirir competências críticas para a processar. Jenkins abordará também as novas formas de ativismo, que vão emergindo como resposta a uma realidade na qual o público adquiriu uma muito maior capacidade de produzir e difundir conteúdos informativos do que alguma vez deteve.

A palestra decorrerá no Cenjor e é de frequência gratuita, mediante inscrição através do formulário disponível neste sítio, em Candidaturas. A sessão terá um intervalo para café e uma componente final de debate, com a duração prevista de 40 minutos. O número de vagas é limitado à capacidade da sala de formação (40 lugares). Os participantes receberão um Certificado de Frequência da ação. Mais informações: Helena Rodrigues da Silva (hsilva@cenjor.pt).

Sobre o tema:

Já lhes chamaram Geração Digital, Generation.com, ou até Nativos Digitais, mas talvez fosse mais correto chamar-lhes a Geração Transmedia.
Em todo o mundo, os jovens pensam, aprendem, criam e mobilizam-se politicamente de diferentes modos, como consequência de possuírem hoje um maior controlo sobre os meios de produção cultural e de circulação do que as gerações que os precederam. E, ao fazê-lo, estão a inovar nas abordagens à política e à educação, nos negócios, entretenimento ou até religião.
Não obstante, para criar mais oportunidades para uma participação mais diversificada, precisamos de pensar aturadamente sobre as competências e tecnologias de que eles precisam para participarem de forma significativa.

Nesta palestra, Jenkins dá exemplos vibrantes de jovens que exibem capacidades de comunicação em rede para fazer a diferença no mundo, propondo novo vocabulário – media dissemináveis, ativismo de fãs, aprendizagem participativa, mobilização pelos transmedia – para descrever estes desenvolvimentos e desafiar velhos modelos – media virais, educação pelo entretenimento – que podem já não conseguir dar conta dos tipos de ação participativa, que tais novas abordagens implicam.

Por último, nesta apresentação tentará explicar o que entende por “cultura participativa” e explorar os desafios que enfrentamos ao tentarmos concretizar plenamente este ideal.

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Formação, Jornalismo, Novos media com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s