Despedimentos na Media Capital Rádios

O grupo Media Capital Rádios “despediu ou vai despedir até ao final do mês três dezenas de profissionais que garantiam a programação local das cadeias M80 e Star FM, cuja emissão passará a ser feita a partir de Lisboa”, noticia a agência Lusa.

“No próximo mês, temos as condições para fazer as emissões a partir de Lisboa”, explica à Lusa Luís Cabral, administrador da Media Capital Rádios. “Perto de três dezenas de pessoas” serão dispensadas por extinção do posto de trabalho, confirma.

Com a entrada em vigor da nova lei da rádio (Lei n.º 54/2010, de 24 de Dezembro), os grandes grupos puderam alterar os programas das suas rádios locais. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social já aprovou dez pedidos de alteração de classificação de projectos – que passam de generalistas para musicais. Assim, as rádios deixam de ter de emitir um mínimo de oito horas de programação local, que incluía noticiários. Na prática, podem assim despedir animadores e jornalistas locais.

O grupo Música no Coração já o fez, alterando programas nas frequências que transmitem “a Rádio Nostalgia e a Rádio Nova Era”, lembra a Lusa, exactamente o mesmo que fez o grupo Renascença “quando adquiriu as frequências em que emite a cadeia Rádio Mega, tendo na altura rescindido com os profissionais dessas rádios”.

Esta entrada foi publicada em Condições laborais, Crise nacional, Jornalismo, Legislação com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s