BBC diz a jornalistas: sigam o dinheiro… que a BBC pode facturar

Sinais dos tempos.

1. A notícia está no The Guardian e surpreende até anteriores responsáveis na empresa. Peter Horrocks, o director da BBC World News (que inclui também o “site” BBC.com), enviou um e-mail a todos os 2.400 funcionários, incluindo os jornalistas, para que tenham “ideias sobre como podemos melhorar o nosso enfoque comercial e aumentar as receitas”.

A preocupação com a receita é um dos quatro elementos que os trabalhadores devem levar para as reuniões de avaliação com os seus superiores, escreve o diário britânico, citando a mensagem de Horrocks, que frisa que “estes objectivos aplicam-se a todas as partes da Global News: editoriais e não editoriais uma vez que não importa onde se trabalhe você pode ajudar a estes objectivos”.

2. Saltando o Atlântico, o NYT leva-nos a reflectir sobre o papel e os limites da actuação dos media em política, e mais especificamente, em campanhas eleitorais. Mitt Romney, presumível candidato republicano às presidenciais, não é um fã de entrevistas escreve o diário. Excepto se forem concedidas à Fox News, parece acrescentar. É que no ano passado Romney apareceu 21 vezes no programa “Fox & Friends” da cadeia de televisão de informação.

O New York Times lembra que em 2009 a Casa Branca chegou a declarar a Fox como parte da oposição política, um confronto que entretanto baixou de intensidade. A Fox argumenta que o programa embora acompanhe a actualidade, não é um noticiário.

Esta entrada foi publicada em Condições laborais, Crise internacional, Investimento, Jornalismo com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s