Diários generalistas vendem menos 19 mil jornais por dia

Nos primeiros quatro meses deste ano, a circulação paga dos diários nacionais generalistas caiu 6,98% em comparação com o mesmo período de 2011, revelam os dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT). O equivalente à venda de menos 19 274 jornais/assinaturas por dia. A quebra é comum a Correio da Manhã, i, Jornal de Notícias, Diário de Notícias e Público.

A maior descida na circulação paga – vendas em banca, assinaturas e vendas em bloco – pertenceu ao i, com uma queda de 20% para os 6188/dia, justificada principalmente pelo corte para metade das assinaturas digitais. As vendas em banca estabilizaram nos 4482. O Jornal de Notícias é o segundo mais penalizado nos primeiros quatro meses do ano, com uma contração de 10,8% para 75 879, devido à venda em banca de menos 16 800 jornais por dia. Uma descida compensada pelo aumento das assinaturas em papel, que dispararam de 1305 para 9073.

Público (-6,2%) e Correio da Manhã (-5,04%) registaram uma circulação paga média de 29 931 e 118 274/dia, respetivamente. Em ambos os casos, a descida também se deveu à quebra das vendas em banca. O Correio da Manhã, que continua a liderar os números de circulação paga, vende 115 821 jornais por dia em banca. O Público, 21 454.

Por último, o Diário de Notícias foi a publicação com a descida menos pronunciada dos cinco (-1,1%). Apesar de as vendas em banca estarem a cair 13,7%, para os 15 406/dia, o crescimento das assinaturas em papel (mais 1900) ajudou a compensar essa quebra.

Esta entrada foi publicada em Crise nacional, Vendas com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s