Plataformas móveis ganham terreno mas não substituem outros suportes

A televisão e as plataformas online dominam o consumo de informação nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha e Dinamarca. A utilização de equipamentos móveis para aceder a notícias está a aumentar, mas essa opção acrescenta à utilização das plataformas já existentes em vez das substituir. Estas são algumas das principais conclusões de um inquérito realizado pela YouGov para o Reuters Institute for the Study of Journalism da Universidade de Oxford

Os resultados, divulgados segunda-feira, contam com dados de mais de 6.000 pessoas nos cinco países e dão conta de que os computadores são o meio mais comum com 74% dos inquiridos a responder que os usa para aceder a informação, mas também que 20% usam, adicionalmente, plataformas móveis revelam dados do estudo citado pela Reuters. Os hábitos variam de forma significativa entre países.

“Para muitas pessoas as plataformas digitais são agora o primeiro lugar onde procuram para receber as últimas notícias, rivalizando com a televisão como o meio mais usado para aceder a informação no Reino Unido e nos EUA. Entre os inquiridos, perto de oito em cada dez pessoas acedem a noticias online todas as semanas”, afirmou Nic Newman, o autor do relatório e investigador  no instituto britânico, numa nota divulgada pela instituição.

Já os alemães destacam-se por continuar a preferir consumir informação em papel: “O relatório sugere que os alemães são os que menos acedem a noticias online entre os cinco países estudados, com quase sete em dez dos inquiridos a afirmar que ainda lêem jornais”, explica Newman no site do instituto.

A frequência de pagamento de notícias online também varia muito entre os cinco países analisados. No Reino Unido apenas 4% dos inquiridos afirmou pagar por informação online, enquanto a Dinamarca registou a percentagem mais elevada de consumidores que pagam por esse serviço, ainda assim apenas 12%.

Esta entrada foi publicada em Jornalismo, Novos media com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s