Governo corta 15% do financiamento da Lusa

O Governo deverá cortar 15% do financiamento da Lusa em 2013. Cerca de dois milhões de euros. Segundo o i, o ministro Miguel Relvas já enviou à administração da agência uma carta com a denúncia do contrato.

Os números que circulam apontam para um corte de 15%, o equivalente a 2 milhões de euros – na prática, um valor que significa a perda de cerca de 75 salários médios por ano. Uma vez que 90% das despesas da agência são com o pessoal, o risco de um novo contrato com cortes drásticos nesta área é enorme. A renegociação do contrato deve ser atirada para a discussão do Orçamento do Estado de 2013. Neste momento, a Lusa recebe do Estado um financiamento no valor de 12 milhões de euros líquidos, se se retirar o que é gasto em IVA.

Ontem, na Assembleia da República, Miguel Relvas confirmou que o contrato com a Lusa será renegociado. “Os valores que estão em cima da mesa são muito significativos para a realidade em que o País se encontra”, afirmou. “Só este ano o Estado central transferiu mais 19 milhões para a agência noticiosa e o Estado deu o seu contributo para sustentabilidade da empresa ao defender a não distribuição de dividendos, que reverteram para a Lusa e vai permitir o esforço e reavaliação e reestruturação da própria agência.”

A renegociação do contrato deverá estar concluída até à apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2013.

O Estado detém 50,14% do capital da Lusa. A Controlinveste tem 23,36% e a Impresa 22,35%. Público (1,38%) e RTP (0,03%) são alguns dos acionistas minoritários.

Esta entrada foi publicada em Crise nacional com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s