Como disse?

A frase de Gay Talese, o grande repórter americano, tornou-se no assunto do momento: «Mais importante do que o que as pessoas dizem é aquilo que as pessoas pensam.» Com isto, o pioneiro do novo jornalismo queria mostrar que uma citação não é o objectivo de uma entrevista, até porque uma frase pomposa – ou assertiva, ou cáustica…- pode não fazer justiça àquilo que o entrevistado realmente pensa.

A discussão é interessante, e podia encher este blogue de argumentos válidos, num ou noutro sentido. Mas a prática do jornalismo político norte-americano – de permitir a certos entrevistados (políticos de topo) rever as suas citações e corrigi-las – está a criar reservas nos leitores. E gera, neste preciso momento, um debate acalorado.

A Mother Jones ironizou: «A evolução dos repórteres para estenógrafos está quase completa». Jeff Jarvis, do Guardian, lamentou: «Os jornalistas que aceitam a aprovação de citações pelas fontes tornam-se cúmplices do spin político.» . O New York Times está a repensar a sua política. O Washington Post diz que confia no bom-senso dos seus jornalistas. As agências AP e Reuters negaram alguma vez ter permitido que os seus repórteres dessem esse privilégio às fontes.

Entre os meios que praticam esta controversa «cortesia» estão, segundo o Huffington Post, o Times, o próprio Huffington Post, o Washington Post, a Bloomberg e a Vanity Fair.

Voltando a Talese: o que é mais importante? A exactidão de uma citação ou a percepção pública da independência dos media? A resposta não é simples, e a polémica vai continuar.

Esta entrada foi publicada em Formação, Jornalismo com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s