Como saber o que que é verdadeiro, na era da overdose mediática?

Depois do êxito de Os Elementos do Jornalismo, um livro que procurava sistematizar as principais referências quanto à profissão de jornalista, a dupla de autores norte-amercianos Bill Kovach e Tom Rosensteil lançou Blur. Mas esta não é apenas uma sequela…

O tema central de Blur, desta vez, é o papel que os consumidores de media devem ter na escolha, e diferenciação, das informações que recebem. Seja a diferença entre «jornalismo de verificação» e «jornalismo assertivo», seja o puro cuidado com as informações não confirmadas que inundam os canais informativos 24 horas/7 dias por semana que se tornaram omnipresentes.

É a velha fronteira entre a verdade (jornalística) e a mentira que volta a fazer a diferença.

Em vários casos recentes (como este interessantíssimo debate na caixa de comentários do New York Times), os leitores mostram-se espantados por não haver, entre os jornalistas, uma percepção clara de que o seu papel é precisamente esse: o de eliminar a mentira do debate público, dando aos cidadãos informação confiável e verdadeira.

E é também essa uma das razões que justificam o êxito de programas como o Daily Show de Jon Stewart. Como se pode ver neste (hilariante) exemplo, cabe ao humorista explicar a um consagrado «senior correspondant» da ABC que não se deve googlar o nome do autor do massacre do Colorado e dizer, no ar, que há um rapaz, com o mesmo nome, inscrito no Tea Party. É que, muito provavelmente, há mais do que um Jim Holmes no Colorado. E ser do Tea Party não significa ser um alucinado serial killer…

Esta entrada foi publicada em Formação, Jornalismo com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s