O que costuma ler Obama?

Barack Obama é um leitor ávido de jornais. A característica – que fica bem a qualquer Presidente democrata – não é segredo, mas foi explorada recentemente pelo The New York Times, num artigo que disseca as preferências de Obama. Aparentemente, o Presidente dos Estados Unidos raramente tem as mãos sujas de tinta.

Ele começa normalmente o dia no andar de cima da Casa Branca a ler os maiores jornais, incluindo o Chicago Tribune e Chicago Sun-Times da sua cidade natal, principalmente através de apps no seu iPad em vez de diretamente nos respetivos sites. Ele passa também os olhos por artigos que assessores lhe enviam, com o nome da publicação e o título da notícia escritos no ‘assunto’ (por exemplo: “WSJ: Moody’s corta rating de bancos”). Durante o dia, Obama lê jornais no iPad e imprime cópias de revistas como a The Economist ou a The New Yorker. Durante as viagens no Air Force One, vai acompanhando as notícias através do iPad.

O NYT refere que Obama é capaz de descrever detalhadamente aos seus assessores algum artigo que tenha gostado, sendo também sensível em relação aqueles de que não gosta. Durante discussões, o Presidente cita por vezes artigos que apoiem o seu ponto de vista. Quase nunca vê notícias na televisão.

Apesar de os media terem desempenhado um papel decisivo no arranque da sua candidatura (e eventual vitória) nas presidenciais de 2008, a relação de Obama com a imprensa não tem sido propriamente fácil. O Presidente queixa-se frequentemente daquilo que ele chama “falso equilíbrio”. Isto é, os jornalistas tratarem ambos os lados de uma discussão de igual forma, mesmo quando um deles está factualmente incorreto.

Segundo o NYT, é normal Obama ter conversas privadas com alguns colunistas de jornais de referência, referindo Peggy Noonan, do The Wall Street Journal, E. J. Dionne e Ruth Marcus do The Washington Post e David Brooks do The New York Times. O Presidente encontra-se também com repórteres especializados em economia ou política externa.

Esta entrada foi publicada em Jornalismo, Novos media com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s