Sindicato vai apresentar pré-aviso de greve ao trabalho suplementar

O Sindicato dos Jornalistas vai apresentar um pré-aviso de greve ao trabalho suplementar com efeitos a partir de 1 de Setembro. A decisão, explica o Sindicato num comunicado, pretende “proteger os jornalistas que recusem prestar trabalho suplementar em condições inaceitáveis”.

A entrada em vigor de parte das mudanças ao Código de Trabalho no início do mês e a coincidência do feriado de dia 15 de Agosto, diz o Sindicato, levou várias empresas a começar a fazer diferentes interpretações da compensação devida por trabalho suplementar, havendo redacções em que “‘corre’ que não há direito a coisa nenhuma”.

O SJ recorda o que está previsto no novo Código de Trabalho, mas também defende que nada impede que as empresas continuem a compensar o trabalho suplementar como até aqui, “pelo que os jornalistas ‘não só não são obrigados a aceitar as condições degradantes que as novas normas representam, como também devem lutar colectivamente para resistir-lhes'”.

Esta entrada foi publicada em Condições laborais, Crise nacional, Legislação, Sindicato com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s