Governo concessiona RTP e encerra RTP2

A notícia foi avançada hoje pelo Sol e confirmada por António Borges, em entrevista à TVI. O conselheiro especial do Governo admitiu que concessionar a RTP a um privado “é uma hipótese muito atraente sob vários pontos de vista”. “Por um lado não se vendia a RTP, mantém-se propriedade do Estado, mas entrega-se a um operador privado que tem provavelmente melhores condições para gerir a empresa”, afirmou.

Este operador ficaria com “as obrigações de cumprir o serviço público e continuar a receber pelo serviço público um apoio do Estado com a diferença que esse apoio será bastante, seguramente, inferior aquele que a RTP recebe hoje”.

António Borges admitiu também que poderá haver lugar a despedimentos, caso o operador privado “entenda que tem gente a mais”.

Segundo o Sol, esta concessão da RTP poderá durar entre 15 a 25 anos.

Esta solução de privatização cumpre três objectivos do Governo: libertar o Orçamento do Estado dos elevados custos que o grupo RTP/RDP tem representado (em média dos últimos cinco anos, cerca de 240 milhões de euros anuais); garantir o cumprimento do serviço público de conteúdos, através de um contrato a assumir pelo concessionário privado que ganhar o concurso; e manter a propriedade pública da empresa.

Quanto ao encerramento da RTP 2, Borges foi ainda mais claro: “Muito provavelmente. É quase inevitável. É um serviço que custa extraordinariamente caro para uma audiência muitíssimo limitada.”

Esta entrada foi publicada em Crise nacional com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Governo concessiona RTP e encerra RTP2

  1. Pingback: Arons de Carvalho diz que concessão da RTP é “inconstitucional” | Fórum de Jornalistas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s