Administração da RTP contra concessão

O Conselho de Administração da RTP manifestou-se hoje contra o modelo defendido por António Borges para a cedência da televisão pública aos privados. O CA da RTP salienta que “não reconhece os argumentos económicos de poupança para o Estado, apresentados publicamente, em favor deste cenário [concessão], quando comparados com os do Plano de Sustentabilidade Económica e Financeira”.

O comunicado na íntegra:

Face às notícias que vieram a público nos últimos dias sobre a estratégia para o novo modelo de Serviço Público de Rádio e de Televisão, o Conselho de Administração da RTP esclarece:

– O CA da RTP tem um mandato de gestão para desenvolver o Plano de Sustentabilidade Económica e Financeira, aprovado pela tutela no final de 2011.
– Foi constituído um Comité de Acompanhamento do estudo detalhado das novas ações do PSEF e sua articulação com a decisão política sobre a privatização, com participação da tutela e dos consultores estratégicos e jurídicos. No âmbito desse Comité, o cenário da “concessão” é um dos modelos cuja análise foi pedida pela tutela.
– O CA da RTP considera descabido do ponto de vista institucional a divulgação pública de opiniões favoráveis a um dos cenários ainda em análise, sentindo-se por isso obrigado a divulgar publicamente que manifestou, em tempo oportuno, a sua discordância relativamente a este cenário.
– O CA também não reconhece os argumentos económicos de poupança para o Estado, apresentados publicamente, em favor deste cenário, quando comparados com os do PSEF.
– O CA da RTP decidiu emitir um comunicado interno informando mais detalhadamente todos os trabalhadores da empresa sobre este processo e continuará a preparar a implementação das ações estratégicas contempladas no PSEF.
Lisboa, 27 de agosto, de 2012
O Conselho de Administração da RTP
Esta entrada foi publicada em Crise nacional, Jornalismo com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s