Um dia de fogo cruzado para a RTP

À semelhança da última semana, hoje foi um dia agitado para a RTP. Notícias de ambos os lados da barricada narrativa encheram os sites, com argumentos e contra-argumentos a favor e contra a privatização/concessão do canal de televisão do Estado. Aqui fica um resumo do dia:

– O Jornal de Notícias e o jornal i tiveram acesso aos mesmo números e revelam que no orçamento de 2013 entregue pela Administração da RTP ao Governo constam 80 milhões de euros de indemnização compensatória. O JN diz que lucros da RTP “são para inglês ver”.

– O Diário Económico refere que esse valor não é uma surpresa. O Governo já tinha sido avisado pela RTP no início deste mês que essa seria a transferência necessária, porque o Executivo de Passos Coelho não cumpriu as medidas previstas no Plano de Sustentabilidade Económica e Financeira.

– O Dinheiro Vivo escreve que, a confirmar-se uma indemnização compensatória de 80 milhões de euros em 2013, essa será a transferência mais baixa desde 1998.

Manuel Alegre argumenta à Lusa que a concessão da RTP é inconstitucional e apela ao Presidente da República que vete essa proposta.

– A deputada do PSD, Teresa Leal Coelho, garante que, qualquer que seja a opção escolhida para a RTP, será salvaguardado o serviço público.

– Edite Estrela, eurodeputada do PS, acusa o PSD de ter uma “influência desmesurada” nos media portugueses. “Tudo leva a crer que esta opção visa o reforço do cluster (núcleo) mediático laranja a nível nacional. O que põe em causa o pluralismo de opinião e enfraquece a democracia”, afirmou.

Esta entrada foi publicada em Crise nacional com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s