Público anuncia despedimento de 48 trabalhadores

O jornal “Público” vai avançar com um processo de despedimento colectivo, com o objectivo de dispensar 48 trabalhadores, entre os quais 36 jornalistas. A administração do jornal espera poupar 3,5 milhões de euros por ano.

A decisão foi anunciada esta manhã aos editores pela direcção liderada por Bárbara Reis. Em comunicado, a Sonaecom explica que a operação faz parte de um plano de reestruturação do “Público”.

Este plano consistirá no reforço e adequação de competências, onde se inclui a maior orientação para as crescentes exigências do mundo digital, e na redução da estrutura de custos em cerca de 3,5 milhões de euros por ano, com a diminuição de custos de funcionamento e previsível saída de 48 colaboradores.

No mesmo comunicado, a Sonaecom refere que esta reestruturação é a consequência de uma “mudança estrutural profunda, à escala mundial, que se tem traduzido numa forte tendência de queda de receitas” para a imprensa, bem como dos “severos impactos da actual crise económica” em Portugal. A administração pretende “uma maior orientação para as crescentes exigências do mundo digital”.

Segundo o Jornal de Negócios, os 36 jornalistas dispensados representam 25% da redacção, que tem cerca de 130 redactores. Na semana passada, a direcção já tinha proposto rescisões amigáveis a três jornalistas. No final de 2011, chegou a ser discutida a possibilidade de colocar 21 trabalhadores em “lay-of”, mas a medida acabou por ser recusada pelos trabalhadores e substituída por cortes salariais transversais a toda a redacção.

As contas do “Público” estão incluídas no negócio Online e MeDia da Sonaecom, tendo registado, no primeiro semestre de 2012, um EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 1,33 milhões de euros negativos, segundo o relatório e contas.

Nas contas consolidadas, a Sonaecom apresentou um resultado líquido de 38,1 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, com um EBITDA de 124 milhões de euros.

Os jornalistas do “Público” vão reunir-se esta tarde em plenário.

Esta entrada foi publicada em Crise nacional com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Público anuncia despedimento de 48 trabalhadores

  1. ntp diz:

    Reblogged this on O Informador and commented:
    São 36 jornalistas, 25% da redacção. Será possível manter um jornal diário assim ou é mesmo esse o objectivo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s