Só 4,4% dos jornalistas do Público dá voto de confiança à direcção

O que faz uma direcção quando a maioria da redacção, e a esmagadora maioria dos jornalistas que votaram, aprova uma moção de desconfiança na sua liderança? A resposta não é fácil, até porque o evento é raro, se não mesmo único. Mas aconteceu ontem na redacção do Público.

O conselho de redacção do diário pôs ontem à votação um voto de desconfiança na direcção liderada por Bárbara Reis (directora), Nuno Pacheco, Manuel Carvalho, Miguel Gaspar (directores adjuntos) e Simone Duarte (Directora executiva online).

A direcção antecipou o resultado e, pela manhã, ainda antes da votação, esclareceu que não tiraria quaisquer conclusões do resultado da votação, considerando que não existe tal figura legal, e defendendo que “o conselho de redacção perdeu a noção dos limites”.

O resultado chegou pelo fim da tarde: de 158 jornalistas, votaram 100. Desses, 87 aprovaram o voto de desconfiança e 7 votaram contra. Houve cinco votos em branco e um nulo, como relata o jornal i.

Contas feitas, o voto de desconfiança mereceu o apoio de 87% dos votantes e 55% dos jornalistas. Só 7% dos que foram votar e 4,4% do total de jornalistas deu um voto de confiança na direcção. 

A Administração do Público, liderada por Ângelo Paupério,  emitiu um comunicado ao final do dia de ontem a reiterar a sua confiança na direcção do jornal detido pela Sonaecom.

O Público estará em greve na sexta-feira contra o anunciado despedimento colectivo de 48 trabalhadores.

Esta entrada foi publicada em Crise nacional, Jornalismo cidadão com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s