Superhomem poderá lançar projecto próprio de informação

A semana passada uma história de ficção foi notícia. Acontece às vezes. Neste caso, por boas razões: a ficção olhou para a realidade e criticou-a na sua crise, rendição e falta de imaginação: nem o ponderado Superhomem aguentou cedências editoriais no jornalismo do Daily Planet.

A razão principal por que a demissão de Clark Kent foi notícia está no facto das suas razões ficcionais serem bem reais em redacções por todo o mundo: a cedência da informação ao sensacionalismo e ao entretenimento, o uso abusivo da ideia “dar às pessoas o que elas querem ler” e a venda de títulos a accionistas duvidosos.

Mas nesta história há uma outra dimensão que não ganhou tanta visibilidade mas que convoca mais interrogações. É provável que o Superhomem venha a fundar um novo título, diz ao USA Today, citado pelo Público, o argumentista Scott Lobdell:

E haverá lugar para o novo Clark Kent numa outra redacção? Para o autor, é mais provável que o futuro do jornalista passe por “lançar o próximo Huffington Post ou o próximo Drudge Report”. “Não me parece que ele vá começar a enviar currículos”, disse Scott Lobdell ao jornal USA Today.

Ter o Huffington Post ou o Drudge Report, projectos que assentam em grande medida na agregação de notícias, como referências para o futuro de um jornalismo não é, em si, especialmente animador. Mas tem o mérito de nos questionar: terão os grandes títulos históricos de informação ainda capacidade para responder aos desafios; ou acabarão por definhar enquanto espaços de informação para novos projectos?

 

 

 

 

  Clark Kent saiu do Daily Planet em choque com as prioridades editoriais do jornal que privilegiam o entertenimento à informação. Talvez venha a lanlçar

Esta entrada foi publicada em Crise internacional, Jornalismo, Novos media com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s