Walter Dean: “O jornalismo grátis na Internet foi um erro fatal”

Walter Dean do Committee of Concerned Journalists – já entrevistado pelo Fórum – explica em entrevista à Visão por que considera um erro os jornais terem colocado os seus conteúdos de forma gratuita na Internet.

Sempre fizemos três coisas: procurar a informação, verificá-la e dar-lhe um sentido. Creio que será tudo isso que temos de continuar a fazer. Resta saber sob que plataforma, para podermos definir, a partir daí, um modelo de negócio. Até agora, vivemos num ambiente em que tudo tem sido grátis. As pessoas podiam não pagar muito, mas devia ter havido alguma contrapartida. Termos prescindido de que a informação fosse considerada um valor revelou-se um erro fatal. [in Visão]

Dean reflecte também sobre a ideia de desfasamento entre a informação produzida pelos órgãos de comunicação social e os temas que interessam ao público, defendendo que o sensacionalismo está longe de garantir resultados. Informação útil e pertinente também gera audiência.

Os jornalistas, especialmente os da televisão, criaram uma série de mitos sobre as audiências. Acham que o público se interessa por poucos assuntos e, sobretudo, por notícias sensacionais, coisas assustadoras ou crimes. De certa forma, isto é muito ilógico, porque a função do jornalismo é dar às pessoas a informação que lhes permita tomar decisões na  vida diária. E que não são, certamentente, esses assuntos. Portanto, muitas vezes, haverá um desajuste entre a informação que recebem e aquela de que precisam, e por isso procuram na  Internet.

Adquirimos a ideia de um público que não é muito inteligente nem pensa muito nos problemas e só quer ser entretido. Mas se ouvirmos as pessoas falar no café ou na fila para autocarro, veremos que têm outras preocupações, seja a educação dos filhos seja os impostos.

Leia a entrevista completa aqui.

Esta entrada foi publicada em Crise internacional, Crise nacional com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s