Fundador do El País: sem empresas privadas de jornalismo não há contestação ao poder

Juan Luis Cebrian, fundador do El País, reconhece que é muito difícil defender o negócio dos media, mas não acredita que o futuro do jornalismo passe pelo financiamento de ONG (organizações não governamentais), fundações ou até pelo Estado. “A independência do jornalismo profissional depende da capacidade de autofinanciamento dos media porque sem empresas privadas de jornalismo não há contestação ao poder”. Para o administrador da Prisa, que é a maior accionista da TVI, uma notícia, no limite, é o que os poderes não querem que seja publicado.

O antigo director do El País considera que a Internet está “cheia de mentiras, calúnias e ruído”, mas realça que as grandes empresas de media não se conseguiram transformar e perderam o negócio para outros actores. “Andam há anos à procura de um novo modelo de negócio, mas quem o encontrou foi a Google, a Amazon e a Apple” com soluções que foram inventadas por jovens em garagens.

O Google, assinala, já factura mais em publicidade do que todos os jornais dos Estados Unidos e agora até quer gerir o negócio pelas empresas de media. Questionado sobre se o acordo entre França e a Google pode ser o caminho para uma redistribuição mais justa de receita entre media e os motores de busca, Cebrian responde: “Na minha opinião 60 milhões de euros por ano são “peanuts”. Mas essa nem é a questão de fundo. “Como conseguir remuneração num mundo em que a gratuitidade é a regra” é o grande desafio das empresas de media. Ana Suspiro

Acompanhe aqui em directo a conferência da TVI.

Esta entrada foi publicada em Jornalismo com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s