Grupos de trabalho

Na reunião de quinta-feira passada, dia 26 de Junho de 2014, na Casa da Imprensa, ficou aprovado pelos jornalistas presentes a criação de três grupos de trabalho para iniciar a luta pelo jornalismo defendida no manifesto “Vamos a isso que se faz tarde”, aprovado no mesmo dia. Os três grupos estarão divididos pelos seguintes temas: diagnóstico da situação do jornalismo, organização do Congresso de Jornalismo e acções de luta e protesto. Quem quiser, pode integrar um dos grupos. Basta para isso deixar o seu pedido na caixa de comentários com o seu nome, o grupo que quer integrar e o email, ou então enviar a mesma informação para o email forumjornalistas@gmail.com. As inscrições estão abertas até ao final desta semana.

Descrição de cada grupo:

Diagnóstico da situação do jornalismo – Fazer uma síntese do que está a acontecer ao jornalismo em Portugal em três vertentes. Primeira vertente: desemprego e a precariedade. Determinar quantos jornalistas foram despedidos nos últimos anos, qual o número total de desempregados e quantos estão a trabalhar. Determinar o número de freelancers e em que condições trabalham. Perceber que jornalismo fazem os que ficam nas redacções: número de horas de trabalho, quantidade de peças produzidas. Ao mesmo tempo determinar o número de órgãos de comunicação que existem comparando com o número que existia no passado e fazer um panorama da centralização da propriedade dos meios nacionais. Avaliar ainda o impacto desta erosão a nível regional: esvaziamento das delegações, diminuição dos órgãos de comunicação regionais. Segunda vertente: retrato do jornalismo. Avaliar que tipo de jornalismo é que está a ser feito, se reflecte as necessidades e preocupações da sociedade, se responde a essas necessidades. Se responde às exigências da democracia. Terceira vertente: jornalismo e sociedade. Sensibilização da opinião pública para a degradação das condições de trabalho dos jornalistas e as suas consequências para a liberdade de imprensa e para a qualidade da democracia. Tentar identificar o que é que a sociedade exige do jornalismo, e integrar essa informação com o tipo de jornalismo que está a ser feito e com aquele que a classe idealiza. Faz todo o sentido que este grupo trabalhe em ligação com a academia.

Organização do Congresso de Jornalismo – Fazer o Congresso acontecer o mais urgentemente possível: pressionar o Sindicato dos Jornalistas a avançar com o Congresso. Junto com o sindicato: ajudar a definir datas e espaço físico para o Congresso, quais os temas a serem discutidos, com que objectivo, que pessoas serão convidadas a falar, etc.

Acções de luta e protesto – Explorar a possibilidade de organizar acções de luta públicas como vigílias, manifestações ou greves. Promover acções dentro das redacções como a formação de comissões de trabalhadores e de conselhos de redacção, assim como facilitar a formação dos jornalistas a nível dos seus direitos e deveres. Lançar um blogue com histórias individuais e colectivas de coragem da classe e retratos de profissionais despedidos ou ameaçados de despedimento. Finalmente, promover o trabalho de desempregados e combater a precariedade com a criação de um espaço de trabalho para precários, encontrar formas de ajudar a criar novos projectos de jornalismo baseados em cooperativas, com recurso ao crowdfunding, etc.

Espera-se que a partir de meio de Julho cada grupo inicie o seu trabalho, escolhendo responsáveis e representantes, decidindo quando e onde se reunir e o calendário com que pretende avançar. Em meados de Setembro haverá um segundo encontro onde cada um apresentará os progressos alcançados. As discussões de cada grupo serão reflectidas no blogue forumjornalistas.wordpress.com, onde todos poderão comentar esses trabalhos e fazer sugestões.

Esta entrada foi publicada em Condições laborais, crise, Deontologia, Fórum de Jornalistas, Jornalismo. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s