Quem somos

O Fórum de Jornalistas é um grupo de profissionais da comunicação social nascido no final de 2011, num contexto de crescente instabilidade e degradação das condições de trabalho nas redacções.

Os processos de despedimento e de reduções salariais que se têm sucedido nos últimos meses em diversos grupos de comunicação social preocupam-nos pela ameaça que colocam à qualidade do jornalismo e aos fundamentos de uma sociedade livre e informada, mas também nos desafiam a reflectir, activamente, sobre as formas de conciliar as novas exigências de consumo e produção de informação, com a sustentabilidade financeira das publicações.

É por isso que, à iniciativa do abaixo-assinado sobre o processo no jornal “Público” e a alguns encontros informais para reflectir sobre dificuldades vividas nos media, se juntarão outras iniciativas, de carácter mais estrutural, com o objectivo de caracterizar os desafios que se colocam à profissão e de que iremos dando conta.

O Fórum de Jornalistas assume-se assim como um espaço de reflexão sobre os fundamentos da profissão. É um grupo de jornalistas, pensado para jornalistas e profissionais da comunicação, mas que vive na esperança que os leitores, ouvintes e espectadores se interessem pelos complexos desafios que são, afinal, de interesse colectivo.

Os membros fundadores do grupo: Nuno Aguiar, João Ramos de Almeida, Sérgio Aníbal, Rute Araújo, Joana Bastos, Filipe Paiva Cardoso, Rui Catalão, Vítor Costa, João d’Espiney, Manuel Esteves, Vitor Ferreira, Susete Francisco, Rui Peres Jorge, Ana Kotowicz, Filomena Lança, Bruno Faria Lopes, Sofia Lorena, Alexandra Machado, Raquel Martins, Elisabete Miranda, Luis Reis Ribeiro, Paulo Pena, Catarina Almeida Pereira, Ana Suspiro, Ricardo J. Rodrigues.

Deixe um comentário