Agenda: O ‘direito laboral no jornalismo’ e ‘os novos media’ em discussão dia 14

Sábado à tarde, na Casa da Imprensa, é dia de workshop laboral e de debater os desafios que se colocam aos jornalistas e ao jornalismo. Carregue na imagem para ver cartaz completo das conferências.

Workshop sobre direito laboral no jornalismo

Uma boa parte dos órgãos de comunicação social enfrenta uma vaga de despedimentos colectivos, rescisões individuais, cortes salariais.  Como é que as empresas planeiam o emagrecimento de recursos humanos? Quanto vale um contrato? Como agir perante uma proposta de rescisão amigável? E perante um despedimento colectivo? O que é uma indemnização razoável? Podem cortar-me o salário? O salário base é mais protegido do que o subsídio de isenção de horário? Vale a pena ir para tribunal para resistir a um despedimento? Como têm decido e quanto tempo levam?

Esta sessão, em formato de workshop, contará com a presença de juristas que conhecem de perto a realidade laboral. Juntos vão tentar responder a estas e outras questões e dúvidas sobre casos concretos que surjam durante o debate.

    • Fausto Leite, advogado, especialista em Direito do Trabalho
    • José Eduardo Sapateiro, juiz desembargador do Tribunal da Relação de Lisboa
    • Rui Pereira de Melo, advogado

Os novos media: que desafios colocam ao jornalismo e aos jornalistas?

A mudança profunda do jornalismo é ditada pelas alterações tecnológicas e de consumo e pelo advento da internet. O ponto de partida para esta sessão é pensar no jornalismo em múltiplas plataformas e em como os novos media, com o seu imediatismo e capacidade de reacção, estão a mudar o jornalismo. Os convidados, com diferentes experiências e sensibilidades, tentarão dar respostas às seguintes questões: quanta flexibilização pode haver perante pressões de rapidez ou de produção para as múltiplas plataformas? As plataformas mudam. E os princípios do jornalismo? Os conhecimentos e as competências que dantes eram decisivas para a prática de um jornalismo exemplar também estão a mudar?

    • António Granado, editor multimédia na RTP e professor universitário
    • Joaquim Vieira, jornalista e presidente do Observatório da Imprensa
    • Paulo Querido, jornalista-programador e consultor em novos media
    • Walter Dean, Committee of Concerned Journalists (Entrevista, em inglês, gravada a partir de Washington)
Esta entrada foi publicada em Conferência, Fórum de Jornalistas. ligação permanente.

2 respostas a Agenda: O ‘direito laboral no jornalismo’ e ‘os novos media’ em discussão dia 14

  1. Pingback: Metade das empresas de media tem prejuízo | Fórum de Jornalistas

  2. Pingback: Imprensa desportiva lucrou mais de cinco milhões | Fórum de Jornalistas

Deixe um comentário